Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2010

Ainda a Escadaria

Os historiadores tinham muitas dúvidas sobre se os cossacos dispararam mesmo sobre os odessanos. Mas este filme de Eisenstein é propaganda soviética tão boa, que poucos têm hoje dúvidas. Pronto, os factos foram mesmo assim: "Morte ao czar!"

Insectos

"Santa"? Está bem, abelha... Ela era mas era uma grandessíssima vespa! Uma vespa quadrada!

A florista que se julgava Ava Gardner

Disse-lhe para entrar e que não, que não era preciso despir-se. Arregalou os olhos e sentou-se como uma diva no divã. Sem que nada lhe pedisse, pôs-se a falar de tudo e o seu contrário. Demais. Ainda lhe sugeri uma sinopse, mas apenas me chegaria uma sinapse. Frouxa: era mesmo grave.

Segurança rodoviária

Ontem no carro reparei: Maurício é único meu conhecido que põe sempre o cinto atrás. O de castidade, claro.

Theodore W. Gillespie's unauthorized micro-biography

"In three words: a bastard."

Yin e Yang

Assim flui a energia dos homens. Disse-me um velhinho em estado terminal em quem tropecei no terminal: "Jovem, o mundo em que vivemos divide-se em apenas dois grupos de pessoas: as que te dizem 'estás mais magro' com um sorriso cínico no rosto e as que te dizem 'estás mais gordo' com um sorriso ainda mais cínico no rosto. O resto é conversa e agora já posso morrer porque sei que vais contar esta história que por acaso é muito verdadeira." E ditas estas sábias e avisadas palavras, o velhinho deixou-se amortecer à minha frente. Deveria pertencer a um terceiro género, pois transitou sem uma única palavra pronunciar sobre os resultados da minha fantástica dieta de frangos.

Pequeno repórter

Xavier nunca passou de estagiário. Gralhas a mais e notícias a menos. Do jornalismo gaba-se de ter trazido os pés em cima da mesa. Claro que compreendo as saudades da redacção. Mas ele que ao menos tire as botas antes de começarmos a sopa.

2-órgãos-2

"Emoções? Quais emoções?" Coberto de razão está o Dr. Wolfgang ao dizer (afirmar): "Não é por termos bons fígados que evitamos uma cirrose precoce nem por sermos um bom coração que terminamos a maratona." O Dr. Wolfgang é um sábio.

Um certo olhar

À, aliás, há seis tipos de olhar apenas, e não mais: o clínico e o cínico, o que quer ser bom e o que se quer bom, o que se finge mau e o que é louco. Deste último fujam já: a ameaça começa aqui.

Mingua o mingau?

Mau: babá saiu e me deixou aqui sozinho. Nem, nem... Cadê o mingau? E qual vai ser seu álibi, babá?

Esquisitofrenia

As lâmpadas trovejavam e das torneiras apenas jorrava sangue. Assutadiço, Marco ainda pensou em fugir para o meio da rua, mas a fechadura da porta calcificara durante o sono. Tentou acalmar-se como pôde e apostou no televisor. Durante dois ou três minutos, não mais, ainda se relaxou com o programa da manhã: ninguém consegue explicar muito bem como saiu do ecrã aquela mão que o sufocou.

Dez mil anos não é nada

Tão bom ou melhor do que "Gita".

Sin Francisco en San Francisco

"Cariño ¿ya has llegado a San Francisco?", me preguntó Pepe. ¿Y a él que le importa? Ni le contesté: mi vida continua siendo muy dura sin Francisco.

"Surdo, me mudo?"

(esboço de letra para uma música sem canção)

Você é tu, tu é vencer, E este canto, É p'ra você. Pim, pam, pum, Pim, pam, pum... Imaginar o som, É arte bruta (muito bruta), Incrível dom, E sem batuta. Pim, pam, pum, Pim, pam, pum. Com tanta gana, Já vi uns poucos, Maria e Ana, E tantos moucos. Pim, pam, pum, Pim, pam, pum. Viver sem tudo, Exige treino (muito treino), Mas eu me mudo, P'ro vosso reino. Pim, pam, pum, Pim, pam, pum...

Pavio curto

Para a medrosa Jeniffer, Chris é que era. Duplamente: tinha-o micro e soft .

Rosca rasca

Como? Não havia saca-rolhas? Não brinquem connosco: aquele tinto não só se desenroscava muito bem, como Diogo se desenrasca sempre muitíssimo melhor.

Futurologia

A crise instalou-se ou faltarão conjuntivos no mercado de futuros?

Kamamaja

Inimene on oma kõhu ori. Marju võrgutas ta oma kamaga. Mis? Kama supra, loomulikult!

Dúvida incontinente

Papua Nova-Guiné ou papou-a nova na Guiné?

Tudo e o seu contrário

" Gita " foi lançado em 1974 e a letra é, adivinhem, de Paulo Coelho. "O Alquimista" só viria depois.

Post Scrotum

Jonathan had just one testicle left. (But) the right one.

Grávida (e) de esperanças

Na sua obstinada gesta, São só emprenharia à décima segunda tentativa. Mas teve uma boa gravidoze.

Errata (II)

" Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes ."  Karl Marx in  Zur Kritik der Hegelschen Rechtsphilosophie "O futebol é o óbvio do povo."  Carlos Marques in  O Mar e a Dona

Anibalismo

Aníbal já não aguentava mais: comeu-se todo. Ainda deixou um bilhetinho ensanguentado a pedir desculpa, mas estava com uma fome desgraçada.

Já não me rio (de Janeiro)

Do que Carlão tinha mesmo medo era de morrer por causa de uma bala perdida. Muito se equivocava: acabaria por ser o pequenito Sandro quem morreu atrás de uma bola perdida.

Errata

O rato roeu a rolha da garrafa do gay da Rússia . Que azar, vai casar com o czar.

Very Tropical Tallinn

Caption: Estonia is always surprising me.

Free will

Although Angelina spends all day watching TV, she hates politics. Marrying the President? Never ever: she wants to be a First Lazy.

Evapotranspiração

Estranho fenómeno aquele. E não é que leva Eva por ar?

Consolado

Vidrado na consola, o queque do Jeremy passava o dia sem fazer nenhum. Era um calão. Um calão de máquina.

Canto XC

Foi aquela surdina que primeiro lhe despertou a curiosidade. Como se de um canto se tratasse. Martha aproximou-se. Ainda mais. E mais. Palmilhou um bom quilómetro e não se desiludiria: era um maravilhoso canto mesmo, perfeitinho nos seus noventa graus.

Feetball

And not "football", as they say. Sorry guys, but don't we play it with both feet?

8-1

Heptapus could have been octopus. But his invisible leg was full of pus.

Muscled mollusk

This is the (micro) tale about the selfish shellfish who needed all aquarium just for him. Nasty? Seafood for thought.

Ziproblem

That's for sure: with her I'll never have a baby. Laura has bad jeans. Terrible ones.